HOME | QUEM SOMOS | MÉTODO MONTESSORI | NOTÍCIAS | MATÉRIAS | DICAS | CONVÊNIOS | CALENDÁRIO | CONTATO

A educação libertária Montessori

Método ensina às crianças que buscam naturalmente o amor pelo silêncio, pelo trabalho



A educação Montessori foi desenvolvida pela médica pedagoga Maria Montes¬sori, em 1897, em Roma, na Itália, onde fundou a Casa dei Bambini. Sua filosofia propaga que a educa¬ção deve ser elaborada com base na evolução do aluno, levando em consideração a vontade natural da criança em querer aprender, explo¬rando, investigando e pesquisando.

As aulas montessorianas são divididas em exercícios de vida prática, aulas sensoriais, de lin¬guagem, de matemática e de conhecimento do Mundo Cós¬mico – história, ciências e geo¬grafia. A escola proporciona um ambiente adequado e materiais para que os alunos desenvol¬vam seus estudos de forma in¬dependente, no seu ritmo e res¬peitando seus interesses.

O ambiente escolar mon¬tessoriano é construído para proporcionar a tranquilidade necessária para se alcançar o co¬nhecimento. Os móveis e mate¬riais são adequados ao tamanho das crianças, ficando disponíveis ao alcance de todos. A harmonia de cores e sons, iluminação, ven¬tilação, a disposição dos mate¬riais compõem uma experiência diferenciada de aprendizagem e autoconhecimento.

Montessori ensinava que to¬das as crianças buscam natural¬mente o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem, caracte¬rísticas que devem ser desen¬volvidas entre 0 e 6 anos. Assim, através dos métodos de ensino montessoriano, a criança terá seu desenvolvimento natural.

Outro ponto importante deste modelo educacional é o comporta¬mento do educador. O profissional deve estar preparado para incen¬tivar a criança a buscar novos co¬nhecimentos, entendendo o ritmo de cada uma e buscando o equi¬líbrio do grupo no silêncio e na li¬berdade. Seu principal objetivo é o de proporcionar a melhor curva de aprendizado para cada crian¬ça, compreendendo o ciclo de de¬senvolvimento do ser humano por faixa etária, orientando também os pais no crescimento de seus filhos.


DICAS